Santa Casa vai aumentar em quase 50% a capacidade de atendimento da hemodiálise

  • 2025
  • 11
  • JUL

Ludmily Almeida/SCMI

A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba vai aumentar em quase 50% a capacidade instalada de atendimento do Centro de Hemodiálise "Thereza Baptistella Nardi".  Capacidade instalada refere-se ao nível máximo de operação que existe sobre todas as máquinas disponíveis para o tratamento dos pacientes em condições ideais.

“Este aumento vai nos proporcionar diminuir a fila de espera para o tratamento. Quem recebe a hemodiálise não pode, de maneira alguma, interromper as sessões com o objetivo de se conseguir uma recuperação plena. É importante lembrar que estamos falando de pessoas com a imunidade muito baixa”, explica Gloria Reis, nefrologista e responsável técnica da hemodiálise.

Expectativa é que novos parâmetros comecem a funcionar em 90 dias

A expectativa da SCMI é que o tratamento passe a funcionar, com a maior capacidade, daqui a 90 dias, ou até em 1 ano, no máximo.

“Todo este trabalho é para tornar o hospital ainda mais referência em tratamento de hemodiálise, assim como estamos fazendo na oncologia com muito sucesso”, destaca Emerson Netto, Provedor da Santa Casa.

A Santa Casa de Itatiba

Fundada em 1899, a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atua com recursos provenientes de verbas públicas e privadas. O hospital realiza atendimentos 24 horas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, sendo referência na região em serviços hospitalares.