Colaboradoras da oncologia participam da apresentação do NIFIPO

  • 2025
  • 10
  • DEZ

Catarina Maximo (primeira à esquerda) e Claudia Santana (última à direita) representaram a SCMI Colaboradoras do Centro Oncológico “Maria Cristina Hellmeister de Abreu” da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba participaram da apresentação do NIFIPO (Núcleo de Inteligência Filantrópica em Políticas Oncológicas). A iniciativa é da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). O encontro se encerrou no último dia 4 de dezembro.


O NIFIPO tem por objetivo uma comunicação mais fluida com as santas casas a fim de alinhar fluxos, buscar recursos já disponibilizados pelo SUS, mas que ainda não estão em vigor, a fim de melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos e garantir mais acesso.


“Eles querem entender o dia a dia dos centros oncológicos, ver as necessidades, dificuldades, e levar essas informações adiante junto aos órgãos competentes da área da saúde.”, relata Claudia Santana, assistente social do Centro e que esteve presente nos encontros ao lado de Catarina Maximo, enfermeira responsável técnica da oncologia.

Para o Dr. Lucas Zeponi Dal´Acqua, médico e coordenador do centro, a presença das colaboradoras foi de fundamental importância.


“É de grande importância o Centro Oncológico de Itatiba participar da NIFIPO, isso auxiliará a nos manter  atualizados na oferta dos serviços.”, comenta Dr. Lucas.

Oncologia tem certificação UNACON desde junho


Esse novo passo do setor vem de um ano onde ele recebeu a certificação UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) do Ministério da Saúde. Tal certificado garante o funcionamento ininterrupto da unidade, sem a Santa Casa precisar renovar o contrato de prestação de serviço com o Governo do Estado de São Paulo.