- 2025
- 10
- DEZ
A Santa Casa de Misericórdia de Misericórdia de Itatiba recebeu uma grande notícia vinda do Diário Oficial da União do último dia 9 de dezembro. Pelo despacho da Secretária Executiva do Ministério da Saúde, o hospital receberá um investimento de cerca de R$ 12,9 milhões pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). O valor possibilitará ao hospital adquirir o robô Da Vinci para auxiliar em cirurgias. A máquina virá como parte do Projeto IRIS (Inovação Robótica Integrada em Saúde).
“Este novo aporte mudará o patamar da Santa Casa em termos de cirurgias. O robô trará mais precisão em resultados clínicos e conforto nas cirurgias oncológicas realizadas pela equipe oncológica. Além disso, teremos uma segurança maior ao paciente com uma sustentabilidade assistencial”, explica Kaue Demczuk, gestor estratégico do hospital e um dos responsáveis pelo dossiê encaminhado ao Ministério da Saúde.
Além de Kaue, o dossiê foi elaborado pelos cirurgiões gerais da Santa Casa, Dr. Christian Bornia e Rodrigo Sader. Também ajudou na elaboração do documento, Eliane Netto, responsável pela prestação de contas e emendas da Irmandade.
“É bom ressaltar que pouquíssimas Santas Casas no País tem acesso a esta tecnologia que auxiliará, principalmente, pacientes que chegam pelo SUS. Com esta conquista estamos no mesmo estágio tecnológico de hospitais como o Albert Einstein”, comenta o Dr. Christian que tem o título de proctor. A especialização permite o ensino do manuseio do robô a outros médicos.
O robô Da Vinci
O Sistema Cirúrgico Da Vinci pode ser aplicado em diversos procedimentos, como cirurgias ginecológicas, urológicas, de cabeça e pescoço, torácicas, colorretais, cardíacas e cirurgias gerais. O uso do robô permite que a cirurgia seja minimamente invasiva, com incisões menores, com um centímetro de comprimento ou até menores.
Nova conquista vem na esteira da certificação UNACON
Esse novo passo do Centro de Oncologia “Maria Cristina Hellmeister de Abreu” vem de um ano onde ele recebeu a certificação UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) do Ministério da Saúde. Tal certificado garante o funcionamento ininterrupto da unidade, sem a Santa Casa precisar renovar o contrato de prestação de serviço com o Governo do Estado de São Paulo.
